top of page
Foto do escritorBeatriz Petri de Freitas

Por que é tão difícil falarmos sobre nós mesmos?

Você já se fez essa pergunta?


Provavelmente você já escutou esse questionamento e talvez tenha ficado pensando qual resposta daria. Talvez resposta rápida para encurtar a conversa? Ou realmente uma reflexão profunda para ver até onde vai a conversa. E numa sessão de psicoterapia? Como é que vou falar sobre coisas tão íntimas se nem mesmo eu consigo compreendê-las?


Talvez não exista uma única resposta para essa pergunta, mas vale o iniciar essa reflexão. Fiquei pensando que nem sempre conseguimos explicar aquilo que sentimos. E antes mesmo de explicar, pode ser difícil até mesmo identificar o que é que isso que está acontecendo dentro da gente.

Se é difícil de nós mesmos percebermos, imagine compartilhar com outra pessoa ou até mesmo trazer dentro da psicoterapia.


Será que a sabemos descrever o que sentimos? Temos o nosso olhar voltado para o outro ou para nós mesmos?


O processo de psicoterapia auxilia nesse processo de descoberta de si mesmo. Uma descoberta que pode estar em constante mudança.

Não é uma tarefa fácil entrar em contato com esses sentimentos e nem sempre estamos preparados para estarmos de frente para eles. Mas aos poucos podemos nos permitir e explorar esse lugar que parece tão desconhecido, mas que é tão único para gente.

bottom of page